Estamos nos aproximando de mais um fim de ano, e que ano! Como é de costume as lojas são enfeitadas, as cidades iluminadas, casas ganham ornamentos típicos para comemorar as festas de fim de ano. Repartições públicas entram em recesso. Instituições de ensino proclamam as tão esperadas férias.
Neste momento, cabe uma reflexão sobre o que passamos, aprendemos, experimentamos e por que não, sobre o que jogamos.
Foi um começo de ano cheio de especulação e rumores em volta do Projeto NX da Nintendo. Muitos diziam que a Big N poderia estar a beira da falência e o seu futuro dependeria do sucesso de seu novo console.
No mês de junho ocorreu a E3, a Feira Mundial de Jogos Eletrônicos, onde como de costume as grandes desenvolvedoras como EA, Ubisoft e Bethesda, entre outras apresentam seus projetos. Enquanto a Microsoft confirma o lançamento do Xbox One: Projeto Scorpio que oferece suporte a 4K e Realidade Virtual e a Sony não falou sobre o PS4 ou PlayStation VR, apenas sobre seus jogos e Nintendo focou sua apresentação no novo The Legend of Zelda: Breath of The Wild.
Em julho foi lançado o Pokémon GO, um app para os smartphone que possibilita os jogados caçar Pokémons. Se tornando logo o app mais baixado, o que elevou os lucros da Nintendo.
Em setembro a Sony anuncia o PS4 Pro com suporte a tecnologia 4K e PlayStation VR.
O ano segue, os meses vão passando, dia a pós dia surgem rumores sobre o novo console da Nintendo. Até que finalmente em outubro através de um vídeo em sua página seu novo console batizado de Switch foi revelado, porém, ainda se revelar qualquer detalhe técnico, demonstrando apenas alguns jogos e as diferentes formas de jogá-los.

O oscar dos Jogos Eletrônicos The Game Awards 2016 ocorreu no mês de dezembro, sendo Overwatch escolhido com Jogo do Ano. Pokémon Go foi o Melhor Jogo Mobile e The Legend of Zelda: Breath of The Wild definido com o jogo mais esperado de 2017. Além de uma merecida homenagem ao mito Hideo Kojima.

A Nintendo anuncia um novo jogo para smartphones, o Super Mario Run, para iOS e Android.

E assim o ano termina assim, com a Sony e Microsoft em uma espécie de “guerra fria” com  lançamentos de novos consoles, cada vez mais com novas tecnologias. Enquanto que a Nintendo segue com um passo de cada vez, iniciando 2017 com uma apresentação mais detalhada do Switch (12/01) e seu lançamento em março.

Se o ano de 2016 pode ser visto como um ano de grandes expectativas, ao que parece o ano de 2017 será de grandes revelações. E para você, quais foram os momentos mais marcantes deste ano?

A Equipe Nintendista agradece e deseja um feliz ano novo a todos!