Quando se começa a jogar videogame ainda durante as primeiras idades, devido a um reflexo, é comum que a criança, por exemplo, faça um movimento com o joystick, levantando-o, acreditando que aquele movimento fará com que o personagem do seu jogo efetue uma ação equivalente, como a de pular. Quem nunca!
Em 2006, a Nintendo lança mais um novo console, chamado Wii (codenome Revolution). Do ponto de vista puramente tecnológico, sem levar em conta qualquer analise mais apurada, o Wii segue as mesmas tendências dos demais consoles, seu diferencial está no Wii Remote.
O Wii Remote é o joystick do Wii, com sensores capaz de detectar inclinação e movimento no espaço e mais um dispositivo ótico que permite controlar um ponteiro na tela, o Nunchuck. Ambos são ligados um ao outro através de um cabo. Com isso vários jogos usavam o recurso de captura de movimento para seu gameplay, algo realmente revolucionário. Também foi lançado um Joystick modelo clássico com botões e direcionais.
O Wii ainda manteve uma ligação com o GameCube, possibilitando a retrocompatibilidade de seus jogos (mídia física), entradas para o joystick e seu cartão de memória. Desta forma os felizes proprietários do GameCube poderiam usufruir do seu antigo console através do Wii.

Através do Wii era possível se conectar a Internet (wifi) com acesso a vários “canais” em especial o Wii Shop (para compra de jogos e jogos da Virtual Console) e ainda o Mii Channel (para criar seu Mii, que é seu avatar).

Os jogos passaram a ser distribuídos usando o DVD como mídia física. Mantendo suas franquias clássicas: Mario, Zelda, Donkey Kong, Metroid, e outros que foram se tornando parte da carta básica de jogos da Nintendo. E ainda jogos como: Xenoblade, The Last Story, Fire Emblem, Resident Evil, Call of Duty, LEGO, dentre muitos outros e mais ainda jogos de dança e esportes que aproveitavam o potencial de captura de movimento para sua jogabilidade.

Para proporcionar uma melhor experiência com os jogos de captura de movimento, foram lançados acessórios em formato de volante, espada, raquetes, etc… onde era possível acoplar o Wii Remote, e assim o jogados tinha a sensação de estar usando aquele objeto para controle do jogos, como por exemplo: Um volante para o jogo Mario Kart.

Apesar de ter sido descontinuado em 2013, o console foi um sucesso, alcançando a incrível marca de 96 milhões de consoles vendidos. Disponibilizou um grande variedade de jogos com jogabilidades diversas, mostrando mais uma vez a busca da Nintendo por fazer algo original.

E você, ainda possuiu seu Wii? Quais são seus jogos favoritos?