”New Super Mario Bros” com certeza foi um dos jogos que mais marcou em sua época e em seu console, o grande portátil, Nintendo DS. Teve seu lançamento inicial em quinze de maio de 2016 e foi o primeiro dos jogos da franquia a trazer um mundo 2D com elementos em 3D.

Na trama, temos que, novamente, salvar a princesa ”Peach” das mãos do terrível vilão ”Bowser”, e seu filho ”Bowser Jr.”, passando, ao todo, por oito ”mundos” com fases e temáticas diferentes (como deserto, neve e florestas), e derrotar os inimigos da maneira clássica que já estamos acostumados, pulando em cima de suas cabeças. Em ”New Super Mario Bros” há uma grande quantidade de ”power ups”, além da presença dos clássicos (cogumelo e flor de fogo), temos um ”Super Cogumelo” que nos deixa gigante temporariamente, podendo destruir tudo ao nosso caminho, o ”Casco” que nos permite ficar como uma tartaruga, com um casco azul em nossas costas,  e, ao corrermos, entramos dentro do casco e derrotamos os inimigos apenas ”atropelando” eles, há também, um ”Mini Cogumelo”, que nos torna pequeno e mais leve, deixando os pulos mais altos e podemos correr em cima das águas. Em todos os oito mundos temos que enfrentar diversas fases, e dois castelos, derrotando, em sua maioria, o ”Bowser Jr.” e os ”koopalings”, e, duas vezes o ”Bowser”, uma com ele em esqueleto, e outra com ele normal. Apesar de existirem oito ”mundos”, podemos pular alguns deles através de atalhos fornecidos pelo próprio jogo, sendo possível zerar o jogo mais rapidamente.

A jogabilidade é bem simples e clássica. Seguimos para a direita, como já visto nos outros games da franquia, e podemos ir para a esquerda também caso tenhamos esquecido algum item ou ”power up”. Podemos pular apertando o ”B” ou o ”A”, corremos com o ”X” ou ”Y”, apertando para baixo podemos agachar, e, ao pegar um ”power up” a mais, podemos guardar, e, caso queiramos usar, é só usar o dedo ou a canetinha do ”Nintendo DS”e clicar no canto inferior direito da tela de baixo do ”DS”, onde fica alocado o ”power up” reserva. Podemos criar uma sequência de pulos, como no ”Mario 64” ao pular três vezes seguidas, dando um pulo mais alto.Além da sequencia de pulos, podemos pular de uma parede para outra, ou simplesmente usar ela para se arrastar e cair mais lentamente. O mesmo botão que usamos para correr, usamos para jogar as ”bolas de fogo” ao pegar o ”power up” da flor de fogo. É extremamente fácil de se acostumar com a jogabilidade, ela é tranquila, fácil e simples, podemos rapidamente aprender e pegar o jeito.

”New Super Mario Bros.”, de Nintendo DS é um jogo muito bom, visualmente bonito e interessante e jogabilidade excelente, porém, peca ao trazer alguns desafios, que não são tão difíceis (a maioria deles), podendo derrotar alguns chefes (como o ”Bowser Jr.”), apenas jogando bola de fogo nele, não precisando enfrentar ele, apenas ficando de longe podemos derrotá-lo. As fases são sensacionais e trazem de volta o espirito nostálgico da série de jogos do encanador bigodudo, e os castelos são sempre muito divertidos. A trilha sonora do game também é muito interessante, traz diversas músicas novas e clássicas de um modo genial e com aspectos únicos. Ao jogar ”New Super Mario Bros.” temos uma sensação de nostalgia imensa, com o clássico ”Mario”, de volta em gráficos mais bonitos, músicas mais bonitas e jogabilidade atualizada, e, por esta razão, é um game recomendável para todos; crianças, jovens, adultos e, claro, fãs dos jogos da grande ”Nintendo”.

Nota final: 8,5

Confira um trailer do jogo: