Em 22 de Abril de 2010, é lançado para o video game portátil da Nintendo, o grande ”Nintendo DS”, o jogo: Naruto Shippuden: Shinobi Rumble, um jogo de luta entre os personagens do anime ”Naruto Shippuden”. O game não é tão famoso entre os fãs do anime, e não é um título tão forte para o seu console, apesar do anime ser uma obra apreciada por muitos em diversos locais do mundo.

A trama ocorre durante a saga do personagem ”Pain”, e se encerra com a luta entre ”Itachi” e ”Sasuke”. Durante o modo história passamos por 21 capítulos, que não percorrem a saga completamente, contando a história apenas até certo ponto. São 5 modos diferentes de jogo, o modo história, que percorremos esta saga específica do anime, acompanhando os diálogos entre os personagens, e realizando as lutas cronologicamente, seguindo o anime. O modo ”VS Battle”, que escolhemos um personagem para lutar contra amigos ou contra a ”CPU”. ”Personal Battles”, modo em que escolhemos um personagem e lutamos uma série de batalhas, visando o desbloqueio de algum personagem secreto. “Special Missions”, que completamos missões específicas com o personagem que escolhemos para que consigamos desbloquear ataques e habilidades novas. E, por fim, o modo ”Summoning”, que fazemos espécies de ”desenhos”, após completar a série de batalhas do ”Personal Battles”, para que o personagem fique acessível de fato. 

A jogabilidade do jogo não é tão interessante, é um pouco sem graça e simples de mais, com poucos comandos, pouquíssimas estratégias e um sistema bem fraco das animações dos ataques. No cenário, podem cair itens que ajudam ou atrapalham na luta, mas, na maioria das vezes, esses itens atrapalham e acabam irritando, sendo melhor jogar com eles desabilitados. Apertamos o ”B” para pular, podendo dar um pulo duplo, o ”Y” usamos para dar o soco fraco, e o ”X”, o soco forte, com o ”A” podemos defender e com o ”R” fazemos a substituição (como um ”teleporte”, somos substituídos por pedaços de madeira, e inutilizamos o ataque do inimigo). Podemos andar em um cenário 2D limitado, indo para a direita, esquerda, e em alguns cenários podemos subir em galhos de arvores ou pedras. Ao lutar contra um inimigo, podemos criar ”combos”, com o soco forte podemos lançar o adversário para cima, e enquanto ele estiver no ar, podemos mandá-lo de volta ao chão, podemos também, com o mesmo comando, lançá-lo para frente ou paralisá-lo. São três opções de ”especiais” que podemos usar, podemos usá-los normalmente ou em modo ”ultra”, que necessita de carregamento. Os especiais estão alocados na tela tátil do ”Nintendo DS”, e ao tocar com os dedos ou a própria canetinha do ”DS”, selecionamos o especial e usamos no adversário. Há a opção ”Chakra-Rush”, em que, por um curto período de tempo podemos usar os especiais em modo ”ultra” de forma ilimitada, mas a opção também necessita de um carregamento. A jogabilidade não é tão divertida, deixa o jogo meio maçante após um tempo, além de ser pobre em opções de combos, ataques e ataques especiais, que são simples de mais, com animações fracas e sem muitos efeitos. Além disso, o modo ”ultra” das habilidades especiais sempre congelam a tela e mostram uma animação fraca e que dura tempo de mais.

”Naruto Shippuden: Shinobi Rumble” não é um jogo bom, e muito menos um título recomendável para um fã do anime ”Naruto”/”Naruto Shippuden”, é um jogo bem fraco, com poucos aspectos que fazem valer a jogatina. É um jogo muito cansativo, com poucas opções de jogo, os modos são bem fracos, a história segue a saga específica do anime, mas inventa lutas desnecessárias que não ocorrem de fato na história original, os diálogos muitas vezes são bem toscos e simplificados, e, muitas vezes, completamente irrelevantes. As lutas são bem simples, pouco divertidas, e a falta de recursos que possam fazer o jogo possuir uma complexidade maior, deixam o jogo cada vez mais cansativo. Jogar com um amigo é mais divertido do que sozinho, torna o jogo um pouco mais interessante. Os gráficos são legais, o estilo de jogo ser mais ”antigo”, torna o jogo pouco mais interessante, mas não há muitos detalhes nos cenários. A trilha sonora é interessante, as músicas criam um aprofundamento maior no jogo, e dão a sensação maior de imersão no mundo de ”Naruto”. Por estes motivos, ”Naruto Shippuden: Shinobi Rumble” não é um título pouco recomendável para quem apenas quer ter uma diversão momentânea, e nada recomendável para fãs do anime ”Naruto”/”Naruto Shippuden”, com poucos detalhes, jogabilidade cansativa e gráficos que apesar de terem um estilo clássico, não compensam tanto os defeitos que o jogo possuí. O jogo traz pouca diversão, e ela é, de fato, passageira, após pouco tempo de jogatina, o jogo irá cansar e provavelmente ficará guardado ou parado por um bom tempo.

Nota Final: 5,0

Confira o trailer de lançamento do jogo: